5 de dez. de 2009

A ÚNICA FORMA DE DEUS SALVAR O GUERREIRO É QUEBRANDO O SEU ARCO



II Rs 5,1 “Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o SENHOR dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.”

Uma lenda judaica dizia, que veio do arco de Naamã a flecha que feriu de morte Acabe, rei de Israel, nos tempos de Elias.

Naamã foi um grande comandante da Síria, sob o reinado de Bem-Hadade II, era respeitado e honrado por todos. Esteve à frente de grandes batalhas, inclusive contra Israel e foi um grande conquistador para a sua nação. Como todo grande conquistador não conhecia limites, seus limites eram aqueles que sua vontade e força determinavam.

Mas este grande guerreiro ficou doente de lepra. Uma das doenças mais graves de sua época. Provocava a decomposição da pessoa ainda viva. Uma doença que trazia consigo medo, vergonha e grande humilhação.

As feridas, o odor, a aparência e o julgamento alheio; agora, faziam o contraste com sua vida de glória e riqueza. Estavam em xeque todo o seu poder e suas conquistas. A honra e o respeito foram trocados pela piedade de seus próximos. Isolamento e vergonha eram o resumo de sua vida.

Na história de Naamã, percebemos como a fragilidade humana derruba a soberba humana. Entendemos que existem situações que não podem ser vencidas com a espada. Que há momentos em que a força de nada vale. Do que valia agora toda a estratégia, o planejamento e a disciplina de Naamã? O conquistador estava impotente diante de sua doença.

Não é este o sentimento de toda a humanidade diante da realidade da morte: impotência. Sentimos que todo o legado que conseguimos em séculos é nada diante deste grande inimigo.

A vida parece ser mesmo um grande “castelo de cartas”, tudo o que pensamos nos trazer segurança: a força, o poder e a riqueza, não passam de uma grande ilusão, quando enfrentam este gigante, a morte.

Mas seria realmente necessário chegarmos a este ponto para entendermos que existe alguma coisa errada neste mundo em que vivemos? Que nós precisamos de ajuda, que precisamos de salvação ?

Onde está Deus? Pergunta Naamã. Preciso de ajuda, preciso de um milagre, preciso de Deus! Naamã, o homem que experimentaria a graça de Deus em sua vida de forma real e transformadora, teve primeiro seu arco quebrado por Deus. Era somente o início de uma grande lição.

Rm 14,11 Porque está escrito: “ ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ”.

(Continua na parte 2)

Nenhum comentário: